terça-feira, 7 de julho de 2009

A caminho do Centenário... - 1

- D.Carlos I, José Malhoa, 1891, Assembleia da República.


" (...) Na sua propaganda, os republicanos sabiam perfeitamente o que o Rei significava para os portugueses, como representante arbitral do poder. É o que se exprime no conceito de poder moderador, consignado na Carta Constitucional. O Rei é a entidade de quem se espera que transforme os confrontos de ideias e de políticas em soluções de equilíbrio, a entidade que defende as minorias e o exercício dos direitos. Mas essa função arbitral e como tal executiva do Rei foi isolada tanto pela propaganda republicana como pelos próprios monárquicos. O Rei foi apontado, perante a opinião pública, como um órgão de partido, através de uma campanha sistemática que durou dezenas de anos e envolveu quase todos os políticos constitucionais. Isto não constitui mistério para quem ler ou consultar os jornais da época, as revistas humorísticas, os espectáculos teatrais do Teatro da rua dos Condes, do Ginásio,etc, ou para quem ler os panfletos e outras publicações do tempo.
A esta propaganda ninguém respondeu com o esclarecimento da problemática monárquica, no sentido de a considerar capaz de oferecer reservas poderosas para a solução dos antagonismos e divergências que todas as sociedades comportam. Ao mesmo tempo, sistematicamente, a propaganda republicana levava à prática, ponto por ponto, linha por linha, momento por momento, esse objectivo e acabou por conseguir, sobretudo na cidade de Lisboa, isolar o Rei. E quando este parecia isolado no meio do país político a ponto de vir a ser assassinado, a proclamação da República tornou-se inevitável. (...) "

- Jorge Borges de Macedo, A PROBLEMÁTICA MONÁRQUICA E AS CRISES NACIONAIS, separata do volume Estudos sobre a Monarquia- Conferências no Grémio Literário, Lisboa, 1984.

Sem comentários:

Enviar um comentário